Webmail:

Formação Pela Escola de Catu capacita servidores da educação

Servidores iniciam 4º módulo do Curso e recebem visita da tutora Maria Helena

Segunda, 20 de Novembro de 2017.

Composto por dez módulos, o curso Formação pela Escola tem por objetivo capacitar educadores na gestão de recursos que são aportados nas unidades educacionais e vem somar com a iniciativa da gestão municipal de escolher diretamente os diretores das unidades. Os módulos se dividem em: competências básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Programas de Transporte Escolar; Programas do livro; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); Controle Social para Conselheiros; Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso.

Disponibilizado em uma plataforma EAD, todo conteúdo é monitorado por tutores. Em Catu, a tutoria é realizada pela Pedagoga Cristina Góes. O curso tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Durante a aula inaugural do módulo, a tutora Maria Helena, do Programa Formação pela Escola e Formadora Regional do PDDE, realizou uma visita à turma e elogiou a disponibilidade do município em valorizar ações que fortaleçam o processo educacional e de gestão. Salientando tais ações demonstram a forma participativa como os gestores administram os recursos públicos.

Engajamento - Funcionária pública, Roseli Ribeiro, aprovada no concurso mais recente, lotada na Secretaria de Educação e Cultura, fez questão de participar da formação. “O curso é importante para mim, que estou atuando na área da Educação, como também para toda a sociedade, enquanto agentes fiscalizadores”. O PNAE é o quarto módulo do curso, com tempo estimado para conclusão de 40 dias.

Segunda, 20 de Novembro de 2017.