Feira Cidadã traz serviços médicos e de cidadania para Catu

Evento acontece no Centro Administrativo, na quinta-feira (12), a partir das 7h às 17h

Ações Especiais
Quarta, 11 de Abril de 2018.

Em comemoração aos 150 anos de Catu, as Voluntárias Sociais da Bahia trazem ao município uma vasta gama de serviços médicos e de cidadania no dia 12 de abril nas dependências do Centro Administrativo de Catu, localizado ao lado do Hospital Municipal. Serão oferecidos vários serviços médicos e de cidadania. Para facilitar o atendimento, a organização do evento chama atenção para a necessidade de os pacientes estarem com a documentação pessoal e médica em dia.

Para a emissão de segunda via da Carteira de Identidade, que será realizada no SAC Móvel, o interessado deverá apresentar o original da Certidão de Nascimento ou casamento em bom estado de conservação e duas fotos 3X4. Para emissão da Carteira de Trabalho, além do RG e CPF, é preciso apresentar comprovante de residência e duas fotos 3X4. Emissão do Cartão SUS exige a apresentação de RG e comprovante de endereço. O DETRAN realizará orientação de trânsito para crianças através de atividades lúdicas, com brinquedoteca e atrações variadas.

Os serviços de saúde disponibilizarão apenas uma senha para cada especialidade ou exame. Serão oferecidos exames de mamografia para mulheres entre 35 a 49 anos que possua requisição médica. As mulheres entre 50 e 69 anos de idade não precisam apresentar requisição. Para o serviço de USG (Ultrassonografia) de mama, abdômen total, Tireoide, Vias Urinarias, Próstata via abdominal e partes mole é obrigatória à apresentação da requisição médica. Bem como para a realização de Eletrocardiograma. A apresentação de requisição médica também é pedida para a realização de Raio X do Tórax.

A Feira Cidadã disponibilizará ainda os serviços do Hospital da Mulher. Durante o evento, mulheres poderão realizar Preventivo e contarão ainda com o Espaço de Beleza, que oferecerão cuidados estéticos e orientações sobre autoestima feminina. Serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, imunização contra Febre amarela, Hepatite e Tétano, bem como consultas com médico clínico, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite estarão à disposição sem necessidade de requisições.

Os idosos acima de 60 anos poderão realizar exames oftalmológicos e rastreamento para cirurgia de Catarata, englobando todos os exames necessários pré-operatórios e as cirurgias serão marcadas para os dias 14, 15 e 16 de abril. Durante a Feira Cidadã, os cuidados com os olhos não estão restritos aos idosos. Crianças entre sete e 14 anos, e adultos de todas as idades, poderão realizar exames oftalmológicos e terem orientação para aquisição de óculos através das Voluntárias Sociais da Bahia. Depois de enxergar melhor, é hora de sorrir mais: A Feira Cidadã oferece atendimentos odontológicos que vão desde a orientação para escovação, limpeza, Canal, Obturação até a confecção de próteses parciais e totais.

Então, não esqueça de organizar seus documentos pessoais e médicos (requisições). Lembre-se que os documentos devem estar em bom estado de conservação, sem rasuras ou manchas que impeçam a leitura dos dados. Fale com seus amigos. A Feira Cidadã, que é uma oferta das Voluntárias Sociais da Bahia em comemoração aos 150 anos de Catu, acontece nas instalações do Centro Administrativo de Catu, na quinta-feira (12), a partir das 7h às 17h.

Foto: Alberto Coutinho / GOVBA