Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

PREFEITURA DE CATU DISPONIBILIZA INTÉRPRETES DE LIBRAS NOS VÍDEOS OFICIAIS DA COVID-19

A medida é para que todos, sem distinção tenham acesso as ações do Município

Ações Especiais
Quarta, 05 de Agosto de 2020.
Prefeitura Municipal


A partir desta quarta-feira (05), a Prefeitura de Catu vai disponibilizar intérprete de Libras nos vídeos oficiais da Covid-19 que vão ao ar nos canais de comunicação oficiais.

Segundo a Diretora de Comunicação Isis Pessoa, a decisão foi tomada tendo em vista a dificuldade da comunidade surda em ter acesso às informações oficiais da Prefeitura, principalmente sobre a pandemia de coronavírus. “Este trabalho promoverá a inclusão dos deficientes auditivos e também trará informações importantes do que está sendo realizado na cidade para que todos, sem distinção tenham acesso as ações do Município na comunidade.” Pontua.

A ASCOM já vinha estruturando a inserção do intérprete nos comunicados que são transmitidas através do material audiovisual da Administração, muitos já haviam sido as solicitações através das redes sociais, e já está em produção de vários vídeos informativos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que cedeu a intérprete de libras Cíntia Medeiros.

Através do Núcleo de Comunicação Covid-19, lotado na Secretaria de Saúde, serão montados materiais também exclusivos para o público surdo. “Ao mesmo tempo, vamos passar a incluir legenda nos vídeos para facilitar o entendimento deste tema complexo pela comunidade surda. Durante os próximos dias iremos publicar conteúdos que fizemos com dicas de prevenção, como proceder em caso de sintomas e como consultar mais informações.”, explica Isis.

Para o prefeito Gera Requião, a gestão tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência. “Trata-se de mais um avanço para o segmento da pessoa com surdez, que facilitará a partir de agora a comunicação diante à pandemia. Uma administração que se preze olha para a população mais vulnerável. Nós temos que garantir para a pessoa com deficiência o que ela mais precisa que é a sua autonomia. Nessa situação de calamidade, toda a sociedade precisa se unir para proteger os mais vulneráveis. Os portadores de necessidades especiais também precisam ser informados com clareza sobre as medidas de prevenção ao coronavírus. Muitos são trabalhadores ou estão em suas casas cuidando dos seus e precisam estar cientes de como agir neste momento preocupante.”

Os vídeos serão publicados no site da Prefeitura, Portal da Transparência Covid-19 e em seus canais das redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube e também enviados à imprensa em geral.

Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.



Voltar