CARNAVAL DA INCLUSÃO: CAPS CATU PROMOVE FESTA ANTECIPADA PARA PACIENTES

A alegria do bloquinho tomou conta das ruas do comércio do município

Quarta, 19 de fevereiro de 2020.

Fantasiados e acompanhados de um carro de som, pacientes do CAPS I Ubirajara de Oliveira, reuniram-se na manhã de hoje (19), no Marco Zero, para o CAPS Folia e Alegria e seguiram percurso rumo ao comércio de Catu. A festa, realizada poucos dias antes do carnaval, tem o objetivo de incluir os usuários do equipamento na sociedade, ajudando no tratamento terapêutico, proporcionando bem-estar e felicidade.

Segundo a coordenadora da unidade, Núbia Ferreira, o carnaval é festejado desde 2006, mas somente a partir de 2014 passou a ser comemorado no centro da cidade, a partir daí o evento ganhou maior visibilidade. “Atualmente há uma grande expectativa por parte dos usuários, porque a diversão é de todos e para todos. É importante para a vida deles e também faz parte da terapia, é um momento de diversão aguardado por todos”, disse a coordenadora.

“Nós lidamos com um público que sofre com transtornos mentais e que historicamente é estigmatizado, por conta disso as atividades comunitárias em que nós saímos e envolvemos pessoas de fora são importantes para estimular a socialização e também para promover lazer”, explicou Danilo Carvalho, psicólogo da unidade.

Núbia Silveira recebe tratamento no CAPS, e há cerca de 40 anos faz tratamentos psicológicos, segundo a paciente “a partir da administração da atual gestão, tudo melhorou 100%, antes eu tinha que fazer tratamento em Salvador e hoje recebo tudo que preciso no CAPS, todos os remédios”. Sobre o evento Núbia declara “eu gosto muito do carnaval, porque é uma coisa animada, a Secretaria de Saúde se preocupa, está presente, eles dão atenção a gente, nos tratam com igualdade”.

O bloco do CAPS Folia e Alegria desfilou pelas ruas do município ao som de marchinhas tradicionais e muita animação. Pacientes e a equipe que coordena o equipamento estavam juntos com um só objetivo: a inclusão.