HOSPITAL MUNICIPAL DE CATU REALIZOU CIRURGIAS PEDIÁTRICAS ELETIVAS

Na última quarta-feira (11), crianças de diversos municípios foram atendidas

Saúde
Quinta, 12 de Setembro de 2019.
Prefeitura Municipal


Desmitificando a má fama da qualidade da saúde pública no Brasil, o Hospital Municipal de Catu vem prestando excelentes serviços de cirurgias eletivas para municípios de toda a microrregião. Somente nesta quarta-feira (11), foram realizados mais de 55 atendimentos pediátricos, entre triagem e procedimentos cirúrgicos. A previsão é que sejam feitos mais de 150 ao longo da semana.

A ação é feita através do Sistema de Lista Única do Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal.

Regiane Silva é enfermeira, presta serviço no município encaminhando para Catu pacientes que vem de Esplanada e Dias d’Ávila. “As vezes vem 11 crianças, vem outros pacientes para fazer histerectomia, “vesícula”... São várias cirurgias que têm ajudado bastante”.

Segundo a enfermeira, as pessoas se reúnem, conversam com os médicos, fazem os exames e vem à Catu fazer triagem e cirurgias. “As pessoas têm ficado satisfeitas, semana passada vieram as mulheres para fazer cirurgia de histerectomia, as pessoas realmente necessitam e não é fácil conseguir acesso, isso que tem sido bom, porque não é simples, não é fácil conseguir uma cirurgia de histerectomia, por exemplo, que é um procedimento grande. Mas o município de Catu tem nos ajudado bastante fornecendo isso para a gente”, pontua.

O Governo Estadual agracia unidades hospitalares de qualidade com o Sistema de Lista Única. Através do sistema o Hospital Municipal atende as cidades de Catu, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Cardeal da Silva, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Itanagra, Itapicuru, Pedrão, Rio Real, Jandaíra, Sátiro dias, Ribeira do Amparo, Acajutiba, Aramari, Nova Soure, Ouriçangas e Olindina.

Os procedimentos cirúrgicos realizados em crianças são retirada de hérnia, fimose, freio da língua, criptorquidia e sinuvia vulvar. Em adultos são feitas cirurgias de vesícula, mioma, histerectomia, laqueadura, vasectomia, hérnia, fimose, hemorroida, varicocele, hidrocele e exerese de cisto vaginal.

SISTEMA DE LISTA ÚNICA

Esse projeto funciona a partir de secretarias de saúde municipais, que cadastram pacientes com o perfil dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O Sistema de Lista Única foi criado pela Secretaria de Saúde do Estado e tem o objetivo de ampliar o acesso às cirurgias eletivas realizadas pelo SUS.



Voltar