SISTEMA FOTOVOLTAICO DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA SERÁ TESTADO EM CATU

Seminário discutiu vantagens da implantação de painéis solares no município

Segunda, 19 de Agosto de 2019.

Na última semana, no dia 12 de agosto, aconteceu o Seminário de Energia Renovável e Sustentável na Câmara de Vereadores de Catu. O evento, promovido através da Secretaria da Fazenda, reuniu secretários e empresários da região para discutir sobre a implantação de painéis solares em setores do serviço público, empresas, entre outros estabelecimentos do município.

Em palestra, o engenheiro Guildo Sena da empresa Solsilício Engenharia, demonstrou benefícios sobre a implantação do sistema fotovoltaico em setores públicos. “A sua própria energia vai ser o seu sistema”, frase dita pelo engenheiro para exemplificar o sistema de energia renovável, gerado a partir de uma fonte vasta no Nordeste do Brasil.

“Podemos gerar até 95% de economia (os 5% seria a taxa mínima da fatura), se a conta custar 5 mil, por exemplo, você vai pagar apenas 85 reais de taxa mínima, então é muito vantajoso nesse sentido”, explicou Guildo. Ainda segundo o engenheiro existe uma verba tanto no setor estadual quanto no federal para facilitar a implantação dos painéis em prefeituras.

O Secretário da Fazenda Nadilson Esteves, garantiu que o sistema será testado em um dos prédios da administração e em caso de bons resultados será implantado em todos os prédios da gestão.

As vantagens da energia solar ultrapassam a questão financeira. Os painéis ocupam pouco espaço, precisam de pouca manutenção, captam e armazenam uma energia limpa (não poluente), alternativa e renovável. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território e é captada durante todo o ano, mesmo com o tempo nublado. Há também a vantagem de não depender exclusivamente de um fornecedor de energia, no nosso caso a Coelba.

Veja abaixo a galeria de fotos do evento: