O Eu, o Outro e o Mundo é o tema a ser desenvolvido em 2019 na rede municipal de Catu

Encontro Pedagógico é a primeira data do calendário letivo

Educação
Terça, 05 de Fevereiro de 2019.
Prefeitura Municipal


Iniciando o ano letivo, a Secretaria de Educação e Cultura realizou, na manhã desta sexta-feira, (01), no Clube Cepe, o Encontro Pedagógico 2019. Compondo a mesa de abertura, o Prefeito Geranilson Requião, a Secretária de Educação e Cultura, Ana Teixeira; e representando o Sindicato APLB – Maridelza Estrela. O Encontro teve como tema: Educação Integral em jornada ampliada como política de direito”, em palestra proferida pela Prof.ª Dra. Jaqueline Moll, que também fez parte da mesa.

No salão do Clube estiveram reunidas cerca de quatrocentas pessoas, entre professores, outros profissionais da educação, vereadores e diversas autoridades municipais.

 O encontro é a primeira data do calendário letivo, e um dos seus objetivos é a apresentação do tema que irá conduzir os trabalhos no decorrer dos 200 dias letivos – e que nortearão os projetos pedagógicos – que deverão ser construídos trazendo questões voltadas para o autoconhecimento, a interação com o outro e o seu lugar no mundo.

A palestrante Jaqueline Moll fez questão de parabenizar as apresentações dos finalistas do Festival Municipal de Canções Estudantis – Música Viva - atrações culturais do Encontro Pedagógico. Durante sua fala destacou a importância destas oportunidades dadas aos estudantes.

A Educação Integral já vem, especialmente, a partir do ano de 2013, sendo desenvolvida em Catu. Os projetos elaborados a partir da Proposta Pedagógica Escola Viva – destacou Ana Teixeira – vem, ao longo dos últimos cinco anos, pensando este indivíduo mais completo, conectado com as artes, as tecnologias, e sobretudo consigo mesmo. Os educandos encontram em projetos como Literarte, festivais de música e dança; em oficinas de instrumentos musicais, de teatro e corais; e dos jogos escolares, oportunidades para desenvolverem suas habilidades/talentos.

O município de Catu reinaugurou em 2018 a Escola Jecelino Nogueira - primeira unidade escolar da rede com jornada estendida (Tempo Integral). Este ano de 2019 está reinaugurando e ampliando para tempo integral outra escola, a Maria Sá Barreto. Essas escolas servirão de modelo para a implantação da jornada integral na rede municipal de ensino.



Voltar