A Junta de Serviço Militar entrega 384 carteiras de reservista para jovens catuenses

A solenidade aconteceu no Ginásio Poliesportivo do IF Baiano nas 14:00 desta quarta-feira (12)

Ações Especiais
Quinta, 13 de setembro de 2018.

O juramento à bandeira aconteceu nesta quarta-feira (12) no Ginásio Poliesportivo do IF Baiano. O evento contou com a presença de 384 jovens que foram colocados como reserva no serviço militar, e acontecendo algo, eles têm o dever de cumprir com suas responsabilidades e fidelidade á pátria. A cerimônia contou com a presença do Capitão Fernando Ciriaco Góes Freire; Delegado do Serviço Militar e teve como responsável a coordenadora da Junta Militar de Catu, Silvany Vasconcelos.

Na oportunidade, o prefeito Geranilson Requião falou sobre a importância de tirar o documento. "Eu tenho muito orgulho de ser um reservista, servi no 35° batalhão de infantaria de Feira de Santana, onde eu tive grandes lições da vida, em que a gente realmente aprende aquilo que não se aprende no mundo, aprende-se a respeitar, a disciplina é exigida em maior grau, formando assim para o serviço militar contribuindo com a segurança da nossa nação.".

O documento tem como finalidade comprovar a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, marinha ou da Aeronáutica. Todos os cidadãos do sexo masculino são obrigados por lei a fazer o alistamento militar na Junta de Serviço Militar mais próxima no primeiro semestre do ano em que completam 18 anos de idade. O certificado é entregue para o cidadão quando este termina a prestação do Serviço Militar, no caso daqueles que não foram dispensados e que cumpriram o seu dever. No caso de o cidadão ter perdido os prazos é necessário que ele procure a Junta de Serviço Militar o mais rápido possível para que possa regularizar as anotações ou os carimbos. Contudo, pelo fato de estar fora do prazo à regularização será feita mediante o pagamento de uma taxa e de pagamento de multa.