Décima turma do TOPA em Catu recebe os certificados de finalização da etapa

Histórias contadas e lembranças dos educandos marcaram a cerimônia

Quinta, 05 de abril de 2018.

Os 83 educandos que finalizaram a 10ª etapa do Programa Todos Pela Alfabetização – Topa, no município de Catu, receberam os seus certificados nesta quarta-feira (04), no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, após 8 meses em sala de aula. A cerimônia foi marcada pelos depoimentos do prefeito, da secretária municipal de Educação e Cultura e dos educandos.

O prefeito Geranilson Requião relembrou algumas histórias do passado compartilhadas com os amigos e conhecidos que integram a turma de alunos. A secretária Ana Teixeira – que à época da criação do Topa ocupava o cargo de Superintendente da Educação Estadual, relembrou quando o então governador Jaques Wagner atribuiu o nome ao programa.

As histórias contadas, as lembranças dos educandos marcaram a cerimônia. Foram histórias de superação - desde a assinatura em cartão de conta bancária à nova condição de ler o destino nos ônibus – "motivo de orgulho para todos", agora alfabetizados.

As turmas desta décima etapa são oriundas da zona rural: Fazenda Coelhos, Paraíba, Sítio Novo, Fazenda Veadinho, Dois Riachos, Baixa de Cinzas, e Baixa de Areia e os demais da sede/zona urbana - nas unidades escolares Cônego Diamantino, Jecelino Nogueira e no espaço da antiga escola Regina Nonato.

O Topa é um programa do governo estadual, criado em 2007. Os gestores municipais mantêm a adesão ao programa, que beneficia a jovens acima de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados. Um dos objetivos do Topa é reduzir os índices de analfabetismo na Bahia. Catu vem contribuindo com este objetivo.

Foto: Thiago Lima