Prefeitura realiza Festa de Reis no Barão de Camaçari

Tradição de décadas é mantida com o apoio do poder público e intensa participação da comunidade

Terça, 02 de janeiro de 2018.

Entre os dias 5 e 7 de janeiro, o Bairro Barão de Camaçari recebe os festejos em homenagem aos Reis Magos que, segundo rezam as escrituras, presentearam Jesus Cristo com ouro, incenso e mirra. Em Catu, a festa de Reis é tradicionalmente realizada no Barão de Camaçari em virtude de uma tradição que é alimentada por gerações de moradores da localidade.

É o quinto ano consecutivo que a Prefeitura Municipal de Catu, através da Secretaria de Educação e Cultura, investe na promoção da manifestação cultural. Sempre priorizando atrações locais e em comum acordo com a comunidade, o Departamento de Cultura monta um a programação vasta e voltada para musicalidade popular.

Este ano, a festa tem inicio no dia 5, às 21h, com o Esquenta para a festa que acontece no coreto da praça localizada na avenida principal do bairro. No sábado, a partir das 18h, a programação tem caráter misto, destacando-se a Celebração na Capela Cristo Rei e o Cortejo de Reis, que reunirá Fanfarras, Percussão da Escola Municipal de Música, Grupo da Melhor Idade Estrela Dalva e atrações musicais. E será encerrada no dia 7, domingo, com Show de variedades, o tradicional Bloco Meninas do Barão e atrações musicais.

Compromisso com a cultura – No decorrer dos cinco anos, a Prefeitura abraçou todas as manifestações culturais da cidade e, de forma democrática, apoia a realização dos eventos alusivos ao calendário. Essas ações, além de manter vivas as tradições locais, auxiliam na economia informal. São dezenas de vendedores que cercam os circuitos das festas e comercializam comidas típicas, guloseimas e bebidas. A atividade reforça os orçamentos de famílias catuenses e aumenta a circulação financeira na cidade.

Programação Oficial da Festa de Reis 2018

05/01 - Sexta-feira (a partir das 21h)

- Esquenta para a festa (Coreto)

06/01 - Sábado (a partir das 18h)

- Celebração (Capela Cristo Rei)

- Cortejo de Reis (Fanfarras, Percussão da Escola Municipal de Música, Grupo da Melhor Idade Estrela Dalva, Grupo de Capoeira Convivência Negra).

- Selva Branca (Palco)

- Assombra (Palco)

- Mega Samba (Coreto)

- Fiscal e sua Gente (Coreto)