CONSELHO DO IDOSO É IMPLANTADO EM CATU

A solenidade de posse foi realizada ontem (28) na Secretaria de Desenvolvimento Social

Sexta, 29 de novembro de 2019.

O avanço na formulação e implantação de políticas públicas para o envelhecimento é hoje um dos principais desafios nacionais. Para que esse desafio seja adequadamente enfrentado, é preciso que o Conselho Municipal do Idoso e as políticas setoriais existentes no município de Catu, como a saúde, assistência social, educação, cultura, esportes e lazer, transportes, moradia, de acessibilidade, trabalho e renda, somem forças.

Diante disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tendo como base a Política Nacional do Idoso, instituiu o Conselho Municipal Do Idoso, que tem por objetivo assegurar os direitos da pessoa idosa, a partir do qual objetiva-se criar condições para promover o envelhecimento ativo e com qualidade vida, a partir de sua integração nas diversas política públicas, e da sua participação  no controle social deste município, de acordo com a Lei Federal nº 8.842 de 04 de janeiro de 1994.

O Conselho Municipal de idosos, como órgão colegiado, de caráter deliberativo fiscalizador e consultivo, terá como principal função assegurar a cidadania da pessoa idosa, criando condições para a garantia de seus direitos, e identificar as demandas dos usuários idosos e fazê-las repercutir junto aos gestores.  Diante disso, o papel deste conselho é de suma de importância para efetivação da Política de Proteção ao Idoso no município de Catu.

Neste sentido, foi realizada a solenidade para empossar os conselheiros eleitos, que através do Conselho Municipal do idoso, atuarão na defesa dos direitos da pessoa.

O Conselho será composto por cinco representantes do poder público e cinco representantes da sociedade civil, e seus respectivos suplentes cujos nomes estão listados abaixo:

Representes do poder público:

·  Secretaria Municipal de desenvolvimento Social e direitos humanos:

Titular: Franciele Rodrigues da Silva

Suplente: Vera lúcia Costa da Silva

·  Secretaria Municipal de Saúde:

Titular: Ronaldo de Araújo de Jesus (Assist. Social)

Suplente: Bruna Teixeira de Vasconcelos (Assist. Social)

·  Secretaria Municipal de Agricultura

Titular: Maria da Neves dos Santos

Suplente:  Marcos da Costa Neves Santos

Secretaria Municipal de cultura, esporte e lazer

Titular: Gilvan Improta

Suplente: Ítalo Souza

·  Secretaria Municipal de educação

Titular: Cassia Lago de Santana Guerra Reis

Suplente: Antônio de Jesus Filho

Representes da sociedade civil:

·  Represente do Sindicato Rural

Titular:  Eunice Moreira dos Santos (Sindicato Rural)

Suplente:  Lucineide da Conceição Santos.

·  Representante do   Credo religioso

Igreja Católica de Catu

Titular:  Padre João Andrade de Lima

Suplente: Veraldino Santos Lima