I FÓRUM DE SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA

Evento tratou da qualidade de vida como aliada na melhora da saúde mental

Saúde
Sexta, 01 de novembro de 2019.
Prefeitura Municipal


O I Fórum de Saúde Mental e Qualidade de Vida reuniu profissionais da saúde, profissionais de assistência, pacientes do CAPS e PSFs do município, professores e palestrantes para debater e disseminar conhecimento acerca da relação entre saúde mental e a qualidade de vida. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde através do CAPS I Ubirajara de Oliveira, aconteceu ontem (31), na Câmara de Vereadores de Catu.

Pela manhã foi realizado o credenciamento e composição da mesa de abertura. O usuário do CAPS, Alexandro, encerrou os primeiros momentos com lindas canções tocadas a voz e violão. A primeira palestra com o Prof. Dr. Moacir Lira, tratou da saúde mental e qualidade de vida através da história da saúde mental no Brasil, sua evolução e o atual fenômeno da "CAPScialização", alertando sobre a importância de outras unidades de saúde também assumirem a responsabilidade e o cuidado com o paciente que tem problemas mentais.

Na palestra seguinte o médico psiquiatra Raphael Silva falou sobre crises suicidas, sintomas, cuidados e maneiras preventivas.

Durante a tarde, o primeiro momento foi para falar da nutrição como coadjuvante na prevenção da depressão. A nutricionista Anailza dos Santos, mostrou a importância das substâncias produzidas pelo organismo no combate a depressão, além de citar alimentos que ajudam a produzir substâncias químicas como a oxitocina, a dopamina, endorfinas e serotonina que também são importantes aliadas na manutenção do bem-estar.

A palestra de encerramento foi feita pela profissional de educação física Elma Santos, que citou os exercícios físicos como aliados na manutenção da saúde mental, dos ossos e articulações e da felicidade.


Voltar