Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Mutirão irá percorrer diversas áreas da cidade

Sexta, 03 de Maio de 2019.

A Prefeitura de Catu, através da Secretaria Municipal de Saúde, preocupada com os altos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti no Estado da Bahia, elaborou um plano de combate ao mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya.

As ações serão iniciadas no dia 06 de maio e irá contemplar diversas áreas, principalmente as com maior índice de infestação do mosquito. Os Agentes de Combate as Endemias estarão intensificando as visitas nos domicílios, eliminando os criadouros, tratando os focos e orientado a população a cerca da eliminação do mosquito e cuidados com a doença.

Além disso, para dar agilidade na detecção destas doenças, o laboratório municipal dispõe de kits de testes rápidos para facilitarem o diagnóstico e o tratamento imediato das enfermidades causadas pelo transmissor.

Segundo a Secretária de Saúde, os agentes percorrerão as casas de cada bairro orientando os moradores sobre as formas de prevenção da doença. Eles também verificarão a existência de possíveis criadouros do mosquito e, se houver necessidade, auxiliarão a removê-los.

A iniciativa tem como objetivo reduzir as chances de proliferação do mosquito transmissor. “Catu se mantém vigilante e desenvolve trabalho rotineiro de combate e prevenção”, disse Laína Gabriele .

A Agente de Endemias Ana Cristina orienta a população catuense a ter cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças. “É cuidar e manter limpos quintais e terrenos; evitar acúmulo de água parada e reservatórios que possam se tornar possíveis criadouros”.

Confira o Cronograma:

DATAS