Hospital Municipal de Catu irá realizar cirurgias ortopédicas de maior complexidade

Unidade agora conta com Arco Cirúrgico, equipamento de última geração

Saúde
Quinta, 25 de Abril de 2019.
Prefeitura Municipal


O município de Catu foi contemplado com um importante equipamento para o Hospital Municipal, o Arco Cirúrgico, essencial para diversas cirurgias, uma vez que possibilita a produção de imagens digitais em tempo real. Trata-se de um recurso para trazer aos cirurgiões imagens ao mesmo tempo em que acontecem as operações, dando mais precisão e diminuindo riscos aos pacientes.

De acordo com coordenadora médica Marinalva Sá, o Arco será utilizado para cirurgias de ortopedia e é um sonho antigo. “Trata-se de um avanço de 15 anos em termos de segurança aos pacientes e precisão aos médicos”, e afirmou que a chegada do equipamento representa a ampliação na capacidade de cirurgias do Hospital Municipal de Catu.

O equipamento que custa aproximadamente R$ 300 mil foi recebido nesta quarta-feira (25). “Havia demanda desse novo equipamento há algum tempo, e com a aquisição dele poderemos atender melhor nossos pacientes e realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade. É um novo serviço ofertado dentro do Hospital Municipal de Catu.” Explica o Prefeito Gera Requião.

Para o gestor, que acompanhou a chegada do equipamento no Hospital Municipal, é mais um sonho que se torna realidade. “Estamos sempre empenhados em trazer melhorias para a nossa cidade e na área de saúde, especificamente, é possível ver o quanto estamos aumentando o leque de serviços para nossa população e região. Só este mês, fomos agraciados com duas novidades: a habilitação do Centro de Parto Normal, dando o pontapé ao nosso serviço de Obstetrícia e o credenciamento para cirurgia ortopédica. Me emociona ver a chegada deste equipamento aqui.”

A Prefeitura de Catu tem feito avanços significativos para atender a demanda na área da saúde e naturalmente, melhorando a qualidade de vida da população.

No dia 22 de dezembro de 2015 o Hospital Municipal foi reinaugurado, com 50 leitos, dois centros cirúrgicos, 01 sala de parada com dois leitos e atende as especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica, Pediatria e Obstétrica, fundamental para a saúde pública e para a população de Catu, um esforço de descentralizar a assistência, reduzindo a necessidade de transferências de pacientes para a capital. Em setembro de 2017, firmou-se uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, que passou a operacionalizar a gestão e funcionamento do equipamento de saúde pública.

O Hospital Municipal de Catu realiza atualmente cirurgias de pequeno, médio e grande porte. No ano de 2018, por exemplo, foram realizadas 715 cirurgias (eletivas e lista única), 1.477 cirurgias sem internamento e 51 partos. Essas grandes conquistas têm melhorando consideravelmente a saúde básica do município.



Voltar