Prefeitura remove grande quantidade de lixo em limpeza de encosta no Bom Viver

Resíduos descartados irregularmente foram encontrados no local

Ações Especiais
Sexta, 22 de março de 2019.

Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Serviços Públicos, através da Ecolurb, realizou a limpeza da encosta no bairro do Bom Viver, trecho da BR 110. Esse serviço já vem sendo realizado corriqueiramente em diversos pontos da cidade, e visa cuidar do ambiente em busca de reduzir risco à saúde humana.

Além da limpeza de resíduos descartados irregularmente nas encostas, os profissionais realizam serviços de capina e roçadeira. Entulho e todo tipo de lixo doméstico se acumulavam no local. A situação é comum devido ao descarte incorreto da população de diversos materiais e isso expõe ao perigo com a chegada das chuvas.  “O lixo facilita o deslizamento porque além de ser matéria agregada, retém umidade no solo, facilita o encharcamento e potencializa o risco de deslizar”, explica o Secretário de Serviços Públicos, Givaldo Franscisco (Bem-te-vi).

Ele destaca que o trabalho de limpeza preventiva das encostas é realizado durante todo o ano. E orienta: “Para mantermos a área sempre limpa é fundamental que a população colabore e não jogue entulhos e resíduos”. E atribui à população a responsabilidade pelo acúmulo do material nas ruas e encostas. Ele pede apoio da população para manter a limpeza.  “Se a comunidade não entender que jogar lixos nas encostas traz risco a comunidade, a gente vai remar contra a maré”.

A Prefeitura de Catu segue trabalhando para minimizar os riscos de alagamentos e deslizamentos na cidade. É exatamente nessa época do ano, quando as chuvas diminuem em relação aos demais meses, que as ações são intensificadas. É um trabalho preventivo, e depende também da população, que colabore com o armazenamento e descarte correto do lixo e entulho.