Prefeitura inicia ações de conscientização do Outubro Rosa

Ao longo do mês haverá uma programação com ações nas Unidades de Saúde e atividades especiais

Quinta, 04 de Outubro de 2018.

Quem passou por alguns patrimônios da cidade de Catu na noite do dia 1º de outubro, percebeu que eles estão com iluminação especial, de cor rosa. Em todo o mundo, o mês de outubro é dedicado à campanha de conscientização para a prevenção ao câncer de mama, e em Catu não será diferente. Durante todo esse mês alguns prédios serão iluminados pela cor que simboliza a campanha. As luzes serão ligadas na noite. É o caso da Prefeitura, Rodoviária, Hospital Municipal de Catu e a Igreja Matriz.

A Secretaria de Saúde deu início às ações da campanha. As atividades que acontecerão ao longo do mês nas Unidades de Saúde têm a intenção de estimular o diagnóstico precoce, além de alertar sobre outras prevenções para a saúde da mulher.

O prefeito Gera Requião ressaltou a importância de conscientizar o público feminino sobre a necessidade da prevenção. “Nós desenvolvemos um conjunto de ações para mostrar às mulheres de Catu que elas devem procurar a rede de saúde para fazer os exames, e assim, se prevenir para evitar problemas futuros mais sérios. Com isso, aproveitamos o Outubro Rosa para ajudar a salvar vidas”, disse.

Confira a programação completa:

·  Unidades de Saúde:

- Salas de Espera com temas voltados para a a Prevenção do Câncer de Mama, Prevenção do Câncer de Colo de útero e autoexame da mama;

- Autoexames;

- Preventivos;

·  Laboratório, Regulação, CEO, CAPS, Farmácia, Secretaria de Saúde

·  Ambulatório

- Salas de Espera com Enfermeira da rede com tema: Prevenção e a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

- Preventivo para toda a comunidade com enfermeiras da rede durante todo o dia 20/10/2018.

·  NASF

- Palestras e atividades educativas;