Viva a Dança: Festival municipal de dança estudantil - Um show de emoções!

Festival realizado pela Secretaria de Educação e Cultura tem sucesso entre alunos e visitantes

Segunda, 03 de setembro de 2018.

Com o objetivo de valorizar e incentivar a cultura por meio das artes cênicas - especificamente a dança - contribuindo para a valorização da identidade artística, a criação coreográfica e a integração entre alunos e escolas - a Secretaria de Educação e Cultura, realizou na última quinta-feira (30), no CEPE Catu o I FESTIVAL DE DANÇA ESTUDANTIL DE CATU – BA.

Das 33 coreografias selecionadas nos minis festivais, que ocorreram nas unidades escolares, 12 finalistas subiram ao palco e protagonizaram um espetáculo de dança. Com ritmos variados, após as intervenções dos profissionais de dança da rede, durante as oficinas, o show de interação entre os finalistas, os apresentadores do festival, e a plateia, deu ainda mais cores para o evento.

A plateia com mais de 300 pessoas contava com as presenças do prefeito Geranilson Requião e da secretária de Educação e Cultura, Ana Teixeira; e de toda a equipe da Secretaria de Educação e Cultura – que aplaudiam, vibravam e se emocionava a cada apresentação.

Com o objetivo de analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais – a indicação de apresentação da secretária Ana Teixeira, protagonizou um dos momentos mais encantadores do Viva a Dança: as distintas apresentações de Uarlei (Escola Anna Bitencourt) e Gaby (Escola Gilberto Alves) – ambos acompanhados pelo Centro Educacional de Apoio Multidisciplinar - CEAM, um show à parte!

A Professora de Dança e coordenadora do Festival - Jessica Hafner, enfatizou que todos os alunos foram merecedores e, portanto, finalistas. As medalhas foram entregues a todos. A finalista que mais emocionou e chamou a atenção dos jurados foi a aluna Luciele Santos (13) da Escola Municipal Geminiana Assunção – com o envolvente Carimbó – colocou no palco todo o movimento do corpo que dança e se entrega as oportunidades desta Escola Viva!

FINALISTAS: NINHA SANTOS E ADSON NERI /LAURA BATISTA (PAU LAVRADO); JANE BISPO - FABIANA MATOS – JAIANNE GUIMARÃES /DOM JUSTINO (SÍTIO NOVO); EMILE DE ARAÚJO /JECELINO NOGUEIRA (BARÃO DE CAMAÇARI); RAQUEL LIMA – LUIZA SANTOS – ERICK RIBEIRO – CARINE SANTOS – DILMA SOUZA/ DOM JUSTINO (SÍTIO NOVO); TAINÁ JESUS/ RAIMUNDO MATA (BOA VISTA); MILENA SILVA – EVELIN SANTOS – SUELEN SANTOS – ROBERTA JESUS – IASMIM SILVA/JORGE LUÍS (CHESF); ELLEN SENA – JOSIELI DOS SANTOS – TIAGO BISPO – JANDERSON LAGO/JECELINO NOGUEIRA (BARÃO DE CAMAÇARI); YURI – CAIQUE SANTOS – VICTOR SANTOS – DEISE NASCIMENTO – GEOVANA PATRÍCIA/DOM JUSTINO (SÍTIO NOVO); ALINE FERREIRA – MILENA GOMES – JANIELEN SANTOS/ JORGE LUÍS( PIONEIRO); LUCIELE SANTOS/GEMINIANA ASSUNÇÃO (BELA-FLOR); GLEICY LUZ – VICK BRITO – MICAIAS SOUZA – THEUS PATATY – CAMILE RABELO/ RAIMUNDO MATA (BOA VISTA) E LUCAS OLIVER – EMERSON SANTOS - ABERLARDO/CÔNEGO DIAMANTINO.

Jurados: Lulu Pugliese (professora de Dança da UFBA) - Simone Bonfim (professora de dança) - Priscila Alves - Juliano Costa (Prof./Ballet Ilma Costa) - - João Ferreira Júnior (Diretor do Departamento de Cultura de Catu)

Matéria: Edmilson Chaves
Fotos: Sérgio Isensee