Caravana da Juventude movimenta escola de Catu

Projeto Mais Grafite foi realizado na escola municipal Anna Ribeiro Bittencourt

Ações Especiais
Sábado, 05 de maio de 2018.

Na última quinta-feira (3), a Caravana da Juventude, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Coordenação de Políticas para Juventude (Cojuve), levou uma programação inovadora para a Escola Anna Ribeiro Bittencourt: o Projeto Mais Grafite. Além disso, durante todo o dia, oficinas de teatro, turbante, jiu-jitsu, música e cinema integraram as atividades culturais na unidade de ensino. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Catu, através das Secretarias de Juventude, Esportes e Lazer, Educação e Cultura.

“É bom grafitar. Hoje é a primeira vez que aprendo a fazer a arte nos muros da minha escola. Confesso que me encantei de primeira”, declarou a estudante Ariane Silva, 15. A Caravana tem como objetivo contribuir para o enfrentamento à violência contra a juventude, além de sensibilizar os estudantes da rede pública de sobre a importância da ocupação e transformação estética do espaço público em que estão inseridos, através das técnicas da arte do Grafite.

“O grafite é um hip-hop que nos ensina a aprender coletivamente. Moro em Salvador e vejo que a mídia do meio dia nos força a acreditar que só existe barbaridade ao nosso redor, em nossos bairros, principalmente nas escolas públicas. E na verdade, hoje, o que vejo nesta escola, são pessoas construindo, criando, afim mesmo de participar. O que eu vi aqui foi felicidade no olhar dessa juventude”, pontuou grafiteiro e orientador da oficina, Júlio Costa.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Teixeira, fez referência ao projeto pedagógico Escola Viva e afirmou que a iniciativa da Caravana da Juventude trouxe para o espaço escolar, o cerne da escola proposta pelo projeto pedagógico: integração, atividades artísticas e culturais, e muito movimento.

A idéia de integrar o Mais Grafite e a Caravana é uma iniciativa pioneira no interior do estado, e fortalece as atividades pedagógicas culturais da escola, o que tem motivado os alunos a serem protagonistas nos espaços educacionais e na própria comunidade. “Iniciamos um projeto chamado “Minha escola é um espaço de resistência”, que trabalha exatamente essas discussões sociais. Como teve uma aceitação muito bacana dos jovens, estamos realizando parcerias para trazer novas atividades a cada mês, por isso, fomos muito felizes em começarmos com pé direito recebendo o Mais Grafite”, explicou a coordenadora pedagógica, Patrícia da Costa.

Além da programação artística, cultural e social, a equipe da Cojuve ainda realizou emissões de CPF e cadastro no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), para incentivar as inscrições dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem). “É um dia diferenciado, incluindo o grafite como transformação social e oportunidade para construir novas perspectivas. A caravana serve ainda para chamar a atenção dos alunos para a importância de concluir o ensino médio, de serem protagonistas nas ações escolares e de se prepararem para o mercado de trabalho”, finalizou Jabes Soares, coordenador da Cojuve.

Com informações - ASCOM/SJDHDS
Fotos: ASCOM/PMC